10 Debates Teológicos Hilariantemente Sérios

11
<pre>10 Debates Teológicos Hilariantemente Sérios


Para aqueles fora de um religiãoHá certos aspectos da fé que sempre serão hilários, não importando quão seriamente os crentes os levem. A religião é impenetrável à razão.

No entanto, mesmo dentro de uma religião, pode haver debates entre os fiéis. Estes podem parecer estranhos aos estranhos, mas, para aqueles que estão no meio deles, podem ter conseqüências sérias e até mortais. Aqui estão 10 dos debates mais bizarramente importantes nas principais religiões.

10 Adam tinha um umbigo?

No começo, Deus criou o primeiro homem, Adão, de barro e respirou suas narinas para lhe dar vida. Para alguns crentes, a história da criação do homem no Bíblia faz todo o sentido e é impecável. Infelizmente, há partes da narrativa que não foram abordadas no Gênesis e que deixaram buracos para alguns descrentes. Como o umbigo de Adão.

Por centenas de anos, cenas do Jardim do Éden têm sido populares na arte religiosa. Isso deixou os artistas com um dilema. Adão e Eva devem umbigos?

O umbigo é o que resta do ponto em que o cordão umbilical estava preso a nós no útero. Já que Adão foi feito sem a ajuda de uma mulher, Deus teria lhe dado um umbigo por razões puramente estéticas?

Alguns artistas falsearam a questão, estendendo folhas de figueira sobre o baixo-ventre, alguns pintaram de barriga lisa, e alguns decidiram que os primeiros humanos realmente tinham umbigos. Naturalmente, isso leva à questão secundária de saber se eles eram inatas ou outies.

Os criacionistas ainda discutem esse assunto hoje. Alguns afirmam que a falta de um umbigo teria sido a prova da grandeza de Deus para todos aqueles que conheceram Adão e Eva.(1)

9 Você é amaldiçoado?

Na interpretação calvinista do cristianismo, desde antes do começo da TempoDeus sempre conheceu tudo o que ocorrerá. Mais do que isso, tudo o que acontece deve acontecer de acordo com a vontade de Deus. Portanto, algumas pessoas estão destinadas a serem salvas e levadas para o Céu, enquanto outras são predestinadas a ir direto ao inferno por toda a eternidade.

Os “eleitos” (como os salvos são chamados) não fazem nada para ganhar o recompensa porque a salvação é um dom da Sua graça. Por outro lado, aqueles predestinados à condenação não podem ganhar o amor de Deus através de bons atos.

De fato, a idéia de que Deus criou algumas pessoas apenas para lançá-las em um poço de fogo remonta aos primeiros dias da Igreja. No início do quinto século, quando o monge britânico Pelágio disse que os humanos eram capazes de escolher fazer o bem ou o mal sem a ajuda de Deus, ele foi considerado um herege, condenado e expulso de Jerusalém.(2)

A idéia de que você pode estar passando pela sua vida fazendo coisas maravilhosas e ainda assim estar destinado ao inferno foi uma que atormentou muitos cristãos no passado. Hoje, no entanto, você raramente encontra alguém que duvida que os portões de pérolas se abrirão para eles.

8 O que aconteceu com o prepúcio de Jesus?

Apesar do que muitos cristãos posteriores pensariam, Jesus era judeu. Nascido na Judéia por volta de 4 aC, ele foi tratado da maneira tradicional judaica. Seu prepúcio foi cortado no oitavo dia após Seu nascimento como parte de um acordo feito com Deus séculos antes com Abraão:

“Para as gerações vindouras, todo varão que tiver oito dias de idade deve ser circuncidado, inclusive os que nasceram em sua casa ou comprados com dinheiro de um estrangeiro – aqueles que não são seus descendentes.”

E a Novo Testamento registra devidamente que Jesus foi circuncidado. Isso criaria muitas perguntas para os cristãos posteriores, mas também muitas oportunidades.

Tudo associado a Jesus mais tarde se tornaria uma relíquia de grande importância. Tudo, desde a mortalha funerária até as fraldas que Ele usava na infância, era venerado. Havia peças suficientes da Cruz Verdadeira para construir um navio. Embora houvesse muitas relíquias que eram pedaços de corpos de santos, Jesus, que foi levado corporalmente ao Céu, não deixou nenhum vestígio físico para trás – exceto, é claro, Seu prepúcio.

O Santo Prepuce, como é conhecido, apareceu em muitas catedrais para os peregrinos adorarem em frente. Comerciantes em relíquias faziam um bom negócio neles. Santa Catarina de Sena alegou que recebera o prepúcio como aliança de casamento durante o casamento místico com Jesus. Um astrônomo declarou que havia sido levado para o céu e agora podia ser visto como os anéis de Saturno.(3)

Em 1900, a Igreja Católica percebeu que o Santo Prepúcio era motivo de diversão para alguns. Então o papa decretou que qualquer um que mencionasse isso seria excomungado.

7 Os cristãos devem ser circuncidados?

Embora Jesus prometeu que o Reino de Deus viria em breve, parecia haver um pouco de assédio depois de morte. Isso significava que os cristãos tinham que descobrir como viver como cristãos e não apenas esperar pelo fim dos dias. Isso levou a muitos debates na Igreja primitiva sobre o que significa ser cristão.(4)

Todos os primeiros cristãos eram judeus. Mas como Gentios começou a se juntar, havia perguntas sobre como judeu tinha que ser. Eles tinham que seguir as leis dietéticas da Bíblia judaica? Conforme registrado no livro de Atos, São Pedro e São Paulo tiveram opiniões diferentes sobre esse assunto. Mesmo mais confuso era a dolorosa questão de saber se os cristãos gentios deveriam primeiro ser circuncidados.

O primeiro conselho da Igreja foi chamado para resolver o assunto. De acordo com Atos, o conselho se reuniu e concordou em enviar cartas dizendo aos gentios que não precisavam ser circuncidados. Em sua carta aos gálatas, São Paulo lança o debate em uma luz mais conflituosa:

Mas quando Cefas (Pedro) veio a Antioquia, opus-me a ele, porque ele estava condenado. Pois antes da vinda de certos homens de Tiago, ele costumava comer com os gentios; mas quando eles chegaram, ele começou a retirar-se e manter-se afastado, temendo a festa da circuncisão. O resto dos judeus se juntou a ele em hipocrisia, com o resultado que até mesmo Barnabé foi levado por sua hipocrisia.

6 Os cristãos devem se castrar?

Teológico debates muitas vezes pode estar cortando. Para Orígenes, um dos primeiros pais da Igreja, sua leitura equivocada de um texto levou-o a perder mais do que o seu caminho. De acordo com o historiador Eusébio, Orígenes leu no Evangelho de Mateus: “Há eunucos que se fizeram eunucos pelo Reino do Céu”. Orígenes considerou as palavras como verdadeiro e castrou-se.(5)

Infelizmente para Origen, isso foi um pouco de um erro. o Antigo Testamento deixa bem claro que nenhum homem que sofra de defeitos, como “purulenta ou ferida ou testículos danificados”, pode ser um sacerdote de Deus. A notícia logo se espalhou sobre o que Orígenes havia feito, e enquanto outros estavam desencorajados a seguir suas ações, Orígenes foi autorizado a ser ordenado.

Alguns dizem que seu objetivo era ensinar jovens mulheres sobre Cristo sem sofrer tentações. Outros dizem que ele estava simplesmente seguindo o que ele achava que era a Palavra de Deus. Hoje, alguns estudiosos acham que todo o conto sobre Orígenes pode ser apenas fofoca antiga. De qualquer forma, parece que há alguns limites sobre até onde a fé deve levá-lo.

5 Manipulação de Cobra

Nos Evangelhos de Marcos e Lucas, os seguidores de Jesus são informados: “E estes sinais seguirão aos que crerem. (…) Eles devem serpentes; e se eles beberem alguma coisa mortal, isto não os ferirá ”e“ Eu te dou poder para pisar em serpentes e escorpiões. . . e nada te ferirá de qualquer maneira.

Algumas pessoas tomaram esses versos em um sentido estrito. Em algumas pequenas igrejas, particularmente nos Estados Unidos, as congregações aprendem e adoram com venenos mortais cobras.

Apesar da Bíblia dizer que esta deveria ser uma tarefa inofensiva, muitas pessoas foram mordidas e morreram durante esses cultos. Em 2014, o pastor Jamie Coots foi morto por uma picada de cobra.(6) Seu filho também chegou perto da morte quando uma cobra mordeu sua garganta quatro anos depois.

Não são muitos os cristãos que consideram a prática do manejo de cobras uma parte razoável da adoração. Afinal, Jesus também disse: “Não ponha o Senhor seu Deus à prova”.

4 Transubstanciação vs. Consubstanciação

Mesmo quando eles não envolvem cortar partes do corpo ou brincar com o mortal animaisos debates teológicos podem ser fatais. Na disputa entre transubstanciação e consubstanciação, muitas pessoas perderam suas vidas. Pão e vinho são realmente capazes de se transformar em carne e sangue?

Aqueles que acreditam na transubstanciação sustentam que o pão e vinho Usado na missa realmente são transformados no corpo e sangue de Cristo. Aqueles a favor da consubstanciação pensam que é uma ação simbólica. Manter qualquer uma dessas idéias na hora errada e no lugar errado poderia facilmente levar à sua morte.

Durante a Reforma, uma feroz batalha ocorreu sobre qual visão da Eucaristia era a correta. Quando o arcebispo Thomas Cranmer declarou que havia escrito um livro com a “verdadeira doutrina do sacramento”, o bispo protestante foi queimado na fogueira pela rainha católica Mary.(7)

Ainda hoje, a presença real ou simbólica de Jesus na missa é um ponto de discórdia entre diferentes ramos do cristianismo.

3 A alma está no sangue?

De acordo com Testemunhas de Jeová, o assento da alma nos seres humanos não é o cérebro, mas sim o sangue. Eles tomam textos da Bíblia como “a alma de todo tipo de carne é o seu sangue” e “Abster-se. . . de sangue ”em sentido estrito.(8)

Essa crença seria uma peculiaridade inofensiva da lei dietética se não fosse pelo fato de que grande parte da medicina moderna depende da capacidade de transfundir sangue de uma pessoa para outra.

Devido às suas crenças, as Testemunhas de Jeová se recusam a permitir o sangue de outra pessoa dentro de seus corpos. Eles podem – e regularmente morrem – porque não podem ser tratados com os métodos mais eficazes. Se a injunção bíblica contra o uso de sangue vale a pena morrer é uma que cada indivíduo tem que lutar por si mesmo.

2 Sangue De Cristo

Como vimos, o sangue causou muito derramamento de sangue na história do cristianismo. Para muitas pessoas, não há sangue mais importante do que aquele que Jesus derramou por nossa pecados com a sua morte.

Vários textos sugerem que ele desempenha um papel fundamental na redenção da humanidade. O relato do Evangelho de João sobre a crucificação inclui o detalhe de que “um dos soldados perfurou o lado de Jesus com uma lança, trazendo um fluxo súbito de sangue e água. ”A inclusão de água foi provavelmente feita para lembrar ichor, o sangue de deuses pagãos, que deveria se assemelhar a água.

As pessoas se concentraram no sangue de Jesus para vários debates religiosos. Jesus era supostamente tanto Deus como homem ao mesmo tempo. O seu sangue também era divino, humano ou ambos? O sangue de Jesus se deterioraria como sangue humano ou permaneceria incorruptível? Esta foi uma questão importante para aqueles que queriam vender relíquias que alegavam ter o sangue de Cristo.(9)

Outros acreditam que o sangue de Jesus foi devolvido ao Seu corpo durante a ressurreição. Então foi com ele ao céu quando ascendeu. Alguns ensinam que, embora o sangue tenha voltado ao Céu, ele permanece separado do corpo, possivelmente em uma tigela ou frasco.

1 Bebês canibais

A ressurreição é um truque difícil de realizar, e os aspectos práticos dela têm incomodado os maiores teólogos. Seu corpo precisa estar intacto quando você está enterrado? Se você for cremado, as partículas de seu corpo serão reagrupadas no Dia do Julgamento? Talvez a questão mais complexa tenha surgido dos canibais que tiveram bebês.

Se um canibal comeu seu corpo, como você ressuscitaria? Para Santo Agostinho, essa questão tinha uma solução bastante fácil. A carne seria "restaurada ao homem em quem se tornaria carne humana", significando que a pessoa que foi devorada retira o corpo do canibal. Outros teólogos fizeram uma pergunta ainda mais irritante: e se o canibal tivesse um bebê?

Se um bebê fosse concebido e criado inteiramente pelo consumo de carne humana, o que aconteceria na ressurreição? Toda a carne do bebê teria que ser levada e devolvida à pessoa original que foi comida.

Felizmente, São Tomás de Aquino surgiu com uma solução a ser usada na ressurreição: “Se algo está faltando, pode ser suprido pelo poder de Deus. Portanto, a carne consumida surgirá naquele em quem foi aperfeiçoada pela alma racional.(10)

Ele acrescentou que se algum assunto estivesse faltando, seria feito de outras coisas que uma pessoa havia comido ao longo de sua vida. Ai do pobre canibal que só come carne humana.

Fonte: List Verse

Autor original: JFrater

Facebook Comments