A vacina FOMO é real. Veja como lidar com isso

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Michael Ciaglo | Getty Images

É tarde de uma terça-feira à noite e você está executando sua rotina habitual. Você passa por suas redes sociais, bloqueando todos que postaram uma selfie em êxtase. Você verifica, e verifica novamente, os requisitos de elegibilidade do seu estado. Talvez você monitore a contagem diária de vacinas em seu estado; talvez você tenha a página marcado.

Se isso descreve você, você pode ter os sintomas de inveja da vacina. Essa condição é caracterizada por ciúme, raiva ou frustração pelo fato de que tantas pessoas – mas não você! – já receberam a proteção vital da Covid-19. Sim, o presidente Biden anunciou que todos os americanos serão elegíveis para a vacina em 1º de maio. Mas depois de um ano, esperar essas últimas semanas ou meses parece o mais difícil de todos.

Ficar estressado é uma resposta normal. Os psicólogos chamam isso de "incerteza dolorosa". É uma condição agravante única associada a situações de mudança de vida em que você não tem controle sobre o resultado. Também é muito comum, como qualquer pessoa que esperou por um teste de gravidez positivo ou por uma ligação de uma entrevista de emprego pode lhe dizer.

A Dra. Kate Sweeny é uma pesquisadora de psicologia que lidera o Laboratório de Eventos da Vida na Universidade da Califórnia em Riverside e estuda a espera em uma dolorosa incerteza. “Muitos dos aspectos desta pandemia foram crivados de incerteza”, disse ela em um telefonema para a WIRED. “Mesmo que não pareça exatamente como esperar pelo resultado de um exame médico, a incerteza é a incerteza e é difícil lidar com ela. A vacina acabou de adicionar outra camada de incerteza sobre o que já era um sanduíche de incerteza muito alto. ”

Gerencie suas expectativas

A maioria das pessoas acredita que gerenciar suas expectativas significa escolher ser otimista ou pessimista – que você só pode acreditar em um resultado positivo ou se preparar para más notícias. Mas você não precisa fazer um ou outro. Você pode fazer as duas coisas ao mesmo tempo ou mudar a forma como se sente ao longo do tempo. As técnicas de gerenciamento de expectativas positivas e negativas têm seus benefícios.

O gerenciamento de expectativas positivas, ou ser otimista sobre quando você pode conseguir a chance, é a estratégia que a maioria de seus amigos e familiares espera que você siga. Se suas esperanças são altas, você provavelmente irá buscar comportamentos de promoção da saúde, como comer bem e ficar em ótima forma antes de um verão de sol, ciclismo e churrascos. No entanto, se essas expectativas positivas forem frustradas, você pode se sentir pior do que antes.

“As pessoas tendem a alterar sua estratégia de gerenciamento de expectativas ao longo do tempo, e é uma coisa boa quando fazemos isso”, disse Sweeny. “Quando você está muito longe de ser o momento da verdade, as pessoas ficam muito otimistas, em média. À medida que nos aproximamos, as pessoas começam a se preparar para o pior. ”

Todos estão vivendo em sua própria pandemia separada, com suas próprias situações familiares, empregos e diretrizes estaduais. Mas, neste ponto, é uma conclusão precipitada que você terá a vacina em alguns meses, se quiser. Se você está começando a ficar irritado, é por um motivo compreensível. “É uma sensação muito ruim agora porque estamos chegando perto do fim”, disse Sweeny.

Procure apoio social com cuidado

Vacinas eficazes podem prever o fim da pandemia. Mas ainda há incertezas envolvidas – você conseguirá marcar uma consulta? Você sofrerá efeitos colaterais? Quando as crianças o receberão e quando a imunidade coletiva será alcançada? Como um ser humano social, recorro aos meus semelhantes quando estou angustiado. No entanto, quando você está esperando em uma incerteza dolorosa, é difícil saber de que ajuda você precisa.

Seus amigos e familiares podem ajudá-lo quando você está de luto ou compartilhar sua alegria quando você está feliz, mas esperar na incerteza dolorosa não tem um script social aceito. Você quer que seus amigos sejam otimistas e otimistas? Ou ajudaria se eles fossem mais realistas sobre quando você tiraria a foto? O suporte social errado pode ser ineficaz ou pior.

No um estudo liderado por Michael Dooley no Washington College, os pesquisadores estudaram três grupos separados esperando em dolorosa incerteza. Eles recrutaram participantes do Mechanical Turk da Amazon, recém-formados com Ph.D. em busca de empregos e graduados em direito fazendo o exame da ordem; solicitaram respostas abertas sobre como receberam apoio social.

Sem surpresa, a maioria das pessoas só queria alguém que aparecesse, seja atendendo o telefone, ouvindo suas frustrações ou, neste caso, estando em uma proximidade física, a dois metros de distância no quintal, usando uma máscara. Mas desabafar e procurar um terreno comum online também pode sair pela culatra se o fizer começar a ruminar sobre seus pensamentos negativos.

“Coisas diferentes funcionam para pessoas diferentes em momentos diferentes. Muitas vezes, não sabemos o que queremos ”, disse Sweeny. “Não se trata de um bom ou mau suporte, mas sim de ser responsivo às necessidades de uma pessoa no momento.”

Se você não está recebendo o apoio de que precisa de seus amigos e familiares, seja aberto e honesto sobre o que ajuda e o que não ajuda. Se você está chateado por não ser elegível para a vacina por meses, provavelmente não vai aliviar sua angústia receber uma longa palestra sobre como o tio Weehoo mereceu primeiro. “É por isso que não contei a ninguém nas redes sociais quando tomei a vacina”, riu Sweeny. “Julgamentos como esse não são apreciados por todos.”

Encontre seu fluxo

Uma das dicas mais eficazes para amenizar a agonia da dolorosa incerteza é encontrar maneiras de parar de pensar nisso. O trabalho de Sweeny mostrou que alcançar um estado de admiração ajuda muito. Você pode ficar maravilhado ao contemplar qualquer fenômeno que o faça se sentir pequeno no grande esquema das coisas – seja ouvindo uma magnífica sonata para piano, assistindo alguns episódios de Planeta Terra, ou encontrar um desfiladeiro aleatório para contemplar.

“(Awe) é um sentimento complexo, mas, como resultado, é muito poderoso”, disse Sweeny. “Parece ser bom em períodos de incerteza.”

É certo, porém, que algumas pessoas são mais abertas à experiência de admiração do que outras. E nem todo mundo pode sair para o convés de trás e olhar para a aurora boreal sempre que precisa de um impulso de humor. Meditação consciente também demonstrou ser eficaz em quebrar o ciclo de pensamentos ansiosos e obsessivos, mas da mesma forma, nem todo mundo pode ou quer ficar quieto e respirar por 5 a 10 minutos todos os dias.

Talvez a maneira mais fácil de se distrair seja alcançando um “estado de fluxo”. Sweeny descreve o estado de fluxo como imersão completa em uma atividade. Pense nisso como estar "na zona". Durante o estado de fluxo, o tempo passa sem perceber (tentar alcançar o fluxo é provavelmente o motivo pelo qual tantos de nós adotamos panificação no início da quarentena) e sua mente fica quieta.

Quase qualquer atividade que requeira envolvimento ativo pode se tornar uma atividade de fluxo. “Os melhores tipos de atividades para esse tipo de atividade desafiam você um pouco, mas não muito, então você não fica frustrado, mas não está entediado e pode ver que está progredindo em direção a uma meta que definiu”, disse Sweeny. Quase tudo pode ser transformado em uma atividade de fluxo que se encaixa nesses parâmetros, seja limpeza, cuidados infantis ou minha quarentena favorita, jogar videogame.

“Os videogames são perfeitos para fluir”, disse Sweeny. “É um desafio, fica mais difícil à medida que você melhora. Você está cumprindo metas concretas. ”

Seja gentil com você mesmo

Neste ponto, esperar pela vacina parece uma questão simples. Mas isso não. Esperar sem qualquer controle sobre o resultado é uma merda.

“As pessoas costumam me perguntar quais tipos de incerteza são mais estressantes do que outras”, disse Sweeny. “E, honestamente, as pessoas que esperam por uma biópsia de câncer me dão os mesmos tipos de números que as pessoas que lidam com a infertilidade, ou alguém em um laboratório esperando para ver se outra pessoa os acha atraentes. A incerteza é realmente estressante, não importa qual seja o domínio. ”

O que funciona para os outros pode não funcionar para você, mas há uma variedade de estratégias que você pode tentar, além de fazer com que seus amigos já vacinados lhe digam para tentar não pensar nisso. Se tudo mais falhar, jogar AC: Valhalla por centenas de horas tem feito maravilhas para mim.

Esta história apareceu originalmente em wired.com.

Fonte: Ars Technica