O artigo de pesquisa de IA era real. O “co-autor” não era

12

Getty Images

David Cox, o codiretor de uma prestigiosa inteligência artificial laboratório em Cambridge, Massachusetts, estava digitalizando um bibliografia online da ciência da computação em dezembro, quando percebeu algo estranho – seu nome listado como autor ao lado de três pesquisadores na China que ele não conhecia em dois artigos que não reconhecia.

No começo, ele não pensou muito nisso. O nome Cox não é incomum, então ele percebeu que deveria haver outro David Cox fazendo pesquisas de IA. “Então eu abri o PDF e vi minha própria imagem olhando para mim,” Cox diz. “Foi inacreditável.”

Não está claro o quão prevalente esse tipo de fraude acadêmica pode ser ou por que alguém listaria como coautor alguém que não está envolvido na pesquisa. Ao verificar outros artigos escritos pelos mesmos autores chineses, o WIRED encontrou um terceiro exemplo, onde a foto e a biografia de um pesquisador do MIT estavam listadas com um nome fictício.

Pode ser um esforço para aumentar as chances de publicação ou ganhar prestígio acadêmico, diz Cox. Ele diz que ouviu rumores de que acadêmicos da China receberam uma recompensa financeira por publicar com pesquisadores de prestigiosas instituições ocidentais.

Seja qual for o motivo, ele destaca as fraquezas na publicação acadêmica, de acordo com Cox e outros. Também reflete uma falta mais ampla de regras sobre a publicação de artigos em IA e ciência da computação especialmente, onde muitos artigos são postados online sem revisão prévia.

“Esse material não seria tão prejudicial se não minasse a confiança do público na revisão por pares”, diz Cox. “Realmente não deveria ser capaz de acontecer.”

Cox, que dirige o Laboratório de IA do MIT-IBM Watson, uma colaboração que explora desafios fundamentais em IA, foi creditado como co-autor em dois artigos na revista de nicho Cluster Computing. Um artigo dizia respeito a aprendizado de máquina método para proteger redes móveis de ataque cibernético; outro delineou um esquema de rede para um sistema de transporte inteligente em Macau.

O artigo identificado por WIRED, sobre outro projeto de transporte inteligente, listado como um autor "Bill Franks", supostamente um professor do departamento de engenharia elétrica do MIT. Não há Bill Franks no departamento de engenharia elétrica do MIT. O artigo, que apareceu na IEEE Transactions on Industrial Informatics, mostrou uma biografia e uma fotografia de um verdadeiro professor do MIT, Saman Amarasinghe, ao lado do nome falso. Amarasinghe não respondeu aos pedidos de comentário por e-mail e por um porta-voz do MIT.

“O artigo em questão foi retirado”

Todos os três artigos já foram retratados e os editores dizem que estão investigando. Mas Cox ficou furioso com o fato de os periódicos publicarem algo tão obviamente falso. Ele diz que o IEEE rapidamente retirou o papel que listava Bill Franks.

“Nossa investigação encontrou evidências de uma violação das políticas do IEEE e, de acordo com nossos procedimentos editoriais, o artigo em questão foi retirado”, disse Monika Stickel, diretora de comunicações corporativas e marketing de marca do IEEE.

Mas Cox diz que não foi até que ameaçou com uma ação legal que a Springer Nature, editora da Cluster Computing, retirou seu nome dos dois jornais e emitiu uma retratação. Ele foi informado de que a revista havia recebido um e-mail confirmando-o como autor, embora tenha vindo de um endereço do Hotmail.

“O desafio fundamental que enfrentamos é que a publicação tem, por décadas, funcionado com base na confiança”, diz Suzanne Farley, diretora de integridade de pesquisa da Springer Nature. “Infelizmente, tornou-se claro que existem alguns indivíduos e grupos com a intenção de enganar e abusar dessa confiança, bem como casos em que há erros honestos e mal-entendidos.”

Farley diz que às vezes os acadêmicos não usam um endereço de e-mail institucional, caso em que esforços são feitos para confirmar se o endereço e o autor são legítimos.

De acordo com Relógio de retração, um site que rastreia casos de fraude acadêmica, um dos autores chineses, Daming Li, pesquisador filiado à Universidade da Cidade de Macau, atribuiu a situação a um autor júnior, Xiang Yao, afiliado à empresa Zhuhai Da Hengqin Science e Desenvolvimento de Tecnologia. Li disse à publicação que Yao acrescentou o nome de Cox depois de “ouvir suas boas ideias” e disse que o pesquisador havia sido demitido. Li e Yao não responderam aos pedidos de comentários por e-mail.

Ruixue Jia, um professor da UC San Diego que estudou a academia chinesa, diz que os autores podem ter querido “fingir alguma colaboração internacional, que muitas vezes é encorajada pelas universidades”.

“Fabricando a aparência de diálogo acadêmico”

Em um exemplo anterior de fraude acadêmica, mais de 1.000 artigos foram retirados entre 2012 e 2015 porque um ou mais dos revisores se revelaram falsos, de acordo com o Retraction Watch.

Cox diz que o incidente mostra o quão ruim é a qualidade de alguns trabalhos acadêmicos publicados. “Em certo sentido, acho que o que aconteceu comigo foi o sistema funcionando‘ como deveria ’”, diz ele. “A questão toda é fabricar a aparência de um diálogo acadêmico.”

Brent Hecht, um pesquisador da Microsoft e da Northwestern University que se concentra em questões éticas em torno da ciência da computação, diz que a abordagem frouxa é mais ampla. Muitos artigos são publicados pela primeira vez sem revisão por pares em arXiv, um servidor onde os pesquisadores podem ler os trabalhos mais recentes. Ele observa que, sem a revisão por pares, as afiliações dos autores nesses artigos podem servir como um proxy de legitimidade e qualidade. “A ciência funciona em uma economia de crédito, então, quando o crédito é atribuído ou ganho indevidamente, todos perdem”, diz Hecht.

Esta história apareceu originalmente em wired.com.

Fonte: Ars Technica