Uma nova tendência de bem-estar para atletas acabou de cair

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Os atletas adoram uma boa tendência de bem-estar. Qualquer coisa que prometa aumentar o desempenho ou dar a menor vantagem para qualquer um competindo no mais alto nível de seu esporte vai encontrar os ouvidos de atletas de elite e olímpicos – mesmo (ou especialmente) se parecer um dispositivo de tortura.

Em 2016, a moda estava pegando: uma técnica que usava ventosas para aliviar a dor, deixando atletas como Michael Phelps parecendo que acabaram de lutar contra um polvo gigante. Este ano, a restrição do fluxo sanguíneo, O jornal New York Times relatado. Alguns nadadores e corredores estão aplicando faixas semelhantes a um torniquete em seus braços e pernas na esperança de que isso aumente seu treinamento.

A estratégia foi desenvolvida pela primeira vez em 1966 pelo levantador de peso japonês Yoshiaki Sato, mas é apenas pego com atletas de alto nível nos últimos anos. O nadador americano Michael Andrew e Galen Rupp, um corredor de longa distância americano, estão usando a restrição do fluxo sanguíneo durante o treinamento olímpico.

Como qualquer boa tendência de melhoria de desempenho, ainda há apenas evidências limitadas mostrando se ou como funciona. Algum estudos mostram que atletas como jogadores de rúgbi, futebol e netball aumentaram sua força e resistência muscular após treinarem com restrição de fluxo sanguíneo por algumas semanas. Ele poderia aumentar a força aumentando o estresse nas células musculares, o que promove o desenvolvimento muscular, especulam os pesquisadores. Mas houve apenas alguns estudos de pesquisa sobre a técnica. “Existem apenas 9 estudos sobre este tema, tornando tentativas de conclusões concretas”, escreveram os autores de um de 2015 Reveja.

Esse tem sido o caso para outras ferramentas, como ventosas e fita Kinesio, que os atletas esticam nas articulações para tentar evitar lesões ou prevenir a dor. Os benefícios de estratégias como essas são difíceis de provar, e os atletas tendem a adotá-las com base em evidências anedóticas de colegas ou se eles sentir como eles ajudam – independentemente de evidências concretas.

No final do dia, porém, talvez tudo bem. O efeito placebo é poderoso e os esportes são tanto mentais quanto físicos. Há o risco de que atletas de alto nível coloquem tanta ênfase em ferramentas não comprovadas espalhe informações incorretas ou desvie a atenção da boa ciência do esporte, John Sullivan, psicólogo clínico e cientista do esporte, contado Vice em 2018. A restrição do fluxo sanguíneo pode não ser algo que as pessoas podem ou devem fazer em casa: o equipamento é caro, e isso pode ser perigoso se não for feito corretamente. Mas para atletas de elite sob a supervisão constante de cientistas do esporte, contanto que uma estratégia não faça mal, acreditar que ajuda pode ser suficiente para lhes dar uma vantagem.

Fonte: The Verge